A mudança de liderança e governança nas indústrias de laticínios é um processo natural e essencial para a evolução e adaptação dessas empresas às demandas do mercado em constante transformação. A transição de diretores e proprietários para o conselho de administração é uma prática comum, visando garantir uma continuidade estratégica e a introdução de novas perspectivas.
Para entender um pouco mais sobre governança é importante entender que o significado fundamental da governança é dirigir e guiar o ambiente e os cenários, além de analisar alternativas. É o alinhamento estratégico baseado nos resultados atuais e os almejados, para direcionar a ação, alinhando as metas organizacionais às condições e tendências do mercado.
Considerando o mercado desafiador do leite, o setor como um todo precisa estar em constante planejamento e movimentação para se adequar às mudanças repentinas que ocorrem. E uma das movimentações observadas nas indústrias de laticínios foram os investimentos e trocas de diretorias, como noticiado recentemente:
Para entender melhor essa movimentação de troca de lideranças e investimento no setor, conversamos com Luiz Cláudio Lorenzo, o novo presidente da Piracanjuba.
No início do ano além da mudança na liderança, para fortalecer a governança corporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e... e acompanhar os planos de crescimento da companhia, foi formalizado o Conselho Consultivo, inicialmente com quatro membros, os irmãos e sócios, Cesar e Marcos Helou, e os executivos José Pereira Silveira e René Machado, sendo que a presidência do Conselho será exercida pelo sócio, Marcos Helou.
Pensando na troca de cargo, Luiz Cláudio, que já era vice-presidente e tem quase 16 anos na empresa, disse que do ponto de vista de governança estão se estruturando e reforçando o time de diretores. Segundo o presidente, “a empresa se preparou para essa troca de função nos últimos anos para que tenha uma condição de crescimento e consolidação maior nas operações”.
“Com o crescimento da empresa, precisamos de mais pessoas para fortalecer o time e preparar a gestão para sermos um dos players consolidadores do mercado. Esperamos dobrar de tamanho nos próximos 5 anos. Para essa jornada precisamos construir a profissionalização, adequação de alguns cargos e também para dar sustentação no crescimento. “
Para garantir o crescimento da empresa é necessário pensar no mercado e nas modificações das tendências de consumo. Com a crescente conscientização sobre questões ambientais e sociais, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem, buscando opções que sejam não apenas de alta qualidade, mas também sustentáveis e éticas. Nesse contexto, as indústrias de laticínios enfrentam o desafio de se adaptar a essas expectativas e transformar seus modelos de negócios para garantir a sustentabilidade a longo prazo.
Luiz Cláudio disse que são dois pontos focais da empresa: primeiramente a empresa vem estudando cada vez mais o comportamento e as demandas do mercado consumidor e concluem que essa tendência certamente são os produtos voltados para saúde. “Estamos estudando muitas alternativas no setor de produtos que dão sustentação a saudabilidade, isso deve crescer muito na empresa. Pretendemos crescer também nas commodities, mas vamos diversificar as linhas, investindo na saudabilidade.”
No quesito sustentabilidade a empresa vem se reforçando, principalmente com a criação de uma diretoria de meio ambiente e sustentabilidade. “Estamos reformando o pátio fabril, cada vez produzindo mais com energia sustentável e renovável, sempre preocupando com a utilização de recursos na cadeia.”
Além disso, a companhia vem desenvolvendo alguns projetos junto a fornecedores e produtores de leite, perseguindo um escopo de redução de carbono. Segundo Luiz, “quanto mais a marca cresce e fica em evidência, mais responsabilidade precisa ter quanto à sustentabilidade.”
Pensando em seus parceiros, no ano passado criaram uma área de desenvolvimento de fornecedores, o antigo formato do projeto intitulado ‘Pro campo’ visava a assistência a gestão e manejo da propriedade, agora, com a criação da gerência de desenvolvimento de produtores vem aumentando o suporte aos produtores não só na atividade diária, mas através do fomento de parcerias que possam trabalhar em projetos na propriedade e acompanhamento para uma produção mais sustentável.
A empresa vem buscando parcerias para desenvolvimento e capacitação de produtor, não apenas voltado para o manejo mas na concepção da fazenda como um negócio. Estão alinhando parceiros e fontes de recursos para conectar os produtores e garantir que tenham uma melhor eficiência e competitividade na produção. “Não basta mais só fomentar o pequeno produtor, é preciso reunir forças com pequenos, médios e grandes para que eles sejam muito eficientes, a cadeia exige essa eficiência.”
Luiz relatou que o segmento lácteo é muito fragmentado e essa pulverização que dá a condição para que empresas que se tornam mais eficientes ao longo dos anos consigam se sustentar nos períodos mais difíceis.
Para finalizar, Luiz Cláudio explica que o planejamento e a sustentabilidade financeira foram fatores chaves para a empresa continuar superando os momentos difíceis na cadeia leiteira. “O setor lácteo vem passando por um período difícil, ano passado foi um momento muito difícil, empresas que já estavam bem alavancadas tiveram dificuldades. Nós seguimos com a sustentabilidade financeira muito estável e nos preparamos para que não tivéssemos endividamento e pudéssemos crescer. Para os próximos anos com essa sustentabilidade financeira esperamos ganhar mais espaço no mercado e pretendemos ser um dos maiores traders no segmento lácteo e certamente muitas oportunidades estão surgindo.”
Publicada originalmente no site MilkPoint