Aproximadamente 200 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Raio de Sol, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte, participaram, na tarde desta quinta-feira (27/07), da programação de abertura do projeto “Escola de ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de...”. De iniciativa da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).
A Escola de Compliance visa contribuir para a difusão da Cultura de Conformidade, cujo foco é a adoção de posturas e procedimentos alinhados a normas e boas práticas; estimular a reflexão sobre outros assuntos com impactos nas esferas social e ambiental; além de propiciar a vivência de experiências inovadoras, como atividades extraclasse, lúdicas e de relação com a natureza.
“É um evento que mostra também que, além desse compromisso de atender a população, nós estamos engajado no contexto social e temos uma preocupação muito grande, não apenas com a geração atual, mas também com as gerações futuras e é pra isso que nós levamos algumas das nossas premissas e objetivos para que eles conheçam e sejam de multiplicadores daquilo que nós fazemos” afirmou o diretor-presidente da Cigás, René Levy.
Em seu primeiro dia, a programação do evento contou com palestras sobre o gás natural, sua origem, características, utilizações e o ganho ambiental por se tratar de fonte de energia de menor nível de impacto ao meio ambiente.
Em seguida, as crianças participaram ativamente da palestra sobre “ÉticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. e MoralUm conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado.”, onde foram incentivadas a refletir sobre o respeito às diferenças para uma convivência social mais saudável. Outra palestra especial abordou sobre a importância dos Direitos da Infância, a partir do que está preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para a secretária adjunta executiva de educação da capital, Regina Ortiz, a parceria é fundamental com a Cigás é fundamental para a comunidade escolar.
“A escola precisa ultrapassar esse muro, ela tem que participar junto com a comunidade, com os pais, com a família. A parceria com a Cigás é baseada nesse trabalho, de revitalizar os espaços da escola, fazer plantio, trabalhar o bullying, trabalhar com as crianças e com os pais, isso pra gente é de suma importância” destacou a secretária adjunta.
“O projeto ratifica o seu compromisso social, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e é justamente e por esse motivo que estamos aqui pra contribuir e conscientizar os alunos da rede pública sobre temas relevantes como a sustentabilidade e a educação moral e ética” completou a gerente de Governança, Riscos e Compliance da Cigás e idealizadora do projeto, Larissa Cardoso.
O aluno de 5º ano, João Miguel, 11, destacou o que achou da experiência com a Cigás.
“Eu achei muito legal, uma nova experiência com o pessoal vindo aqui fazer palestra. Foi muito incrível adquirir novas informações com a Cigás, foi muito legal” disse o aluno.
Educação ambiental e melhoria do espaço recreativo
Para finalizar a série de palestras, profissionais especializados da área de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS) da Cigás fizeram uma ampla explanação sobre coleta seletiva para o reaproveitamento de resíduos.
Também abordaram sobre os cuidados para a preservação do meio ambiente de maneira sustentável. Para tornar a experiência ainda mais marcante, os alunos foram convidados a participar de uma ação educativa com o plantio de mudas de espécies frutíferas e ornamentais, nativas da região. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Além das atividades educativas, a programação foi marcada pela entrega de melhorias do espaço de recreação à comunidade escolar. Essa ação foi fruto do engajamento voluntário dos colaboradores da concessionária.
O espaço ganhou pintura e demarcação para possibilitar e incentivar diferentes práticas esportivas. Também foi feita doação de itens esportivos.
Publicada originalmente no site da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC – Amazonas