A pandemia do coronavírus instaurou, há alguns meses, um novo comportamento na rotina das empresas e empreendedores. Com a maioria dos negócios funcionando de maneira remota e outros muitos lutando para se manterem saudáveis e em funcionamento, os sistemas corporativos de integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. podem ter ficado, infelizmente, em segundo plano, dando brechas para que empresas sejam expostas a altos riscos.
Descumprimentos de normas, má conduta, casos de corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de..., lavagem de dinheiroÉ uma expressão utilizada popularmente para fazer referência às pessoas (ou empresas) que usam meios falsos para justificar o ganho de recursos ilícitos. e conflitos de interesse podem ser algumas das consequências nesses casos. E qual empresário deseja mais um riscoQuantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito a perdas quanto aos ganhos, com relação aos acontecimentos planejados. É um desvio em relação ao esperado. É uma incerteza... em plena pandemia? Por isso, a adoção de alguns processos determinados pelos programas de integridade se faz necessário. Afinal, eles determinam ações e caminhos para prevenir, detectar e remediar atos lesivos previstos em lei, evitando fraudes, suborno ou comportamentos ilegais pela empresa ou seus colaboradores.
Para garanti-lo, é importante que a empresa ofereça, de alguma maneira, um sentimento de mais segurança e estabilidade para os colaboradores, investidores e parceiros, ao mesmo tempo em que conserva a qualidade e efetividades das atividades mesmo que por home office. Vale também padronizar procedimentos e, dessa forma, manter uma conduta éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. e transparente por parte da equipe, evitando o descumprimento de normas e leis, que possam levar a multas. Para tanto, devem-se criar cartilhas e programas de treinamento de complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... e ética nas companhias, para que todos tenham entendimento do assunto e evitem desvios.
Aos diretores e responsáveis por pessoal, é importante investir mais tempo na divulgação dessas políticas e condutas por e-mails, mensagens diretas, pastas com acesso remoto e uso de aplicativos. Em paralelo, os ciclos de treinamentos dos programas de integridade devem ser aprimorados e intensificados, de maneira adaptada, a fim de garantir um melhor comprometimento da equipe em relação às mudanças impostas no período de crise.
Prosseguir com o Canal de Denúncias ativo e aberto para o funcionário também é super positivo, para que os colaboradores possam informar sobre algum tipo de comportamento disruptivo prejudiciais a eles e a corporação. Outro aliado são as tecnologias otimizadoras de processos, como o bigdata e mineração online – ótimos investimentos nesse período, em vista que permitem que as práticas dos programas de integridade se mantenham ágeis, otimizadas e assertivas.
Lembro que toda crise tem um fim. Apesar de não parecer, em algum momento o “novo normal “se instalará, junto a uma nova rotina por parte das organizações e do mercado. Pensando nisso, o melhor meio para evitar problemas no futuro é se antecipar e adaptar suas diretrizes à nova realidade, adotando práticas que visem o comprometimento com as leis e a gestão de riscos.
Fonte: Canaltech