Flávia Neves Tomagnini*
O home office sempre foi pauta de infinitas discussões relacionadas a modelo de gestão de negócios e de pessoas, mas ainda persistiam sobre ele inúmeros tabus: o funcionário vai produzir de casa como produz no escritório?
Ele vai respeitar a integralidade da jornada de trabalho? Vai seguir as normas e diretrizes da empresa, mesmo fora do alcance da vigilância do gestor? A segurança sobre a estratégia, sobre as informações confidenciais e dados da empresa ficará vulnerável? Como garantir a observância dos fluxos, processos e procedimentos adequados e, assim, prevenir fraudes e desvios de conduta?
Acontece que a pandemia do novo coronavírus chegou de forma avassaladora e, com ela, a necessidade visceral de alocação imediata e urgente do modelo de home office, como forma de sobrevivência das empresas.
As companhias se mobilizaram para adquirir e implementar as tecnologias, insumos e ferramentas para a viabilização do home office e agora – que ele se firmou não apenas como uma realidade, mas, principalmente, como um imperativo para a continuidade da maioria dos negócios – chega o momento para se focar nas respostas e soluções aos questionamentos que sempre permearam esse modelo de trabalho.
É interessante notar que todos os obstáculos e dificuldades levantadas para a implantação do home office envolvem, em algum grau, os aspectos sensíveis e caros ao complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de..., principalmente no que se refere à conduta dos funcionários, à prevenção a desvios fraudulentos e à proteção dos dados e informações confidenciais das empresas.
O compliance se apresenta, portanto, como uma importante ferramenta estratégica hábil a prevenir e mitigar os riscos relacionados ao modelo home office, garantindo, assim, o sucesso do resultado operacional, financeiro e reputacional das empresas.
Essa importância fica patente quando se observa a implantação do modelo de trabalho remoto por uma empresa com um programa de complianceNo Brasil também conhecido como "programa de conformidade” ou "programa de integridade" , é o modelo para estruturação e aplicação de ações dentro de uma organização visando o cumprimento das... maduro, que possui uma cultura de integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. sólida.
Isso porque apenas uma organização com uma cultura de compliance muito bem solidificada e disseminada é capaz de transcender às limitações das barreiras físicas de suas instalações e influenciar o comportamento ético dos funcionários em suas casas.
Por outro lado, para mapear os novos riscos do modelo de trabalho a distância e, então, desenhar os respectivos fluxos de controle, é imprescindível que a empresa tenha uma matriz de gerenciamento de riscos e de monitoramento de processos estruturado e eficiente.
Não bastasse, o compliance se presta, ainda, como uma poderosa ferramenta de gestão organizacional, — através de treinamentos, comunicações, investigações e edição de novas políticas -, que, adaptados à nova realidade, é capaz de reforçar ao colaborador que as regras de integridade e conduta da empresa continuam valendo, mesmo quando o escritório é dentro de casa.
Assim, o compliance, que já vinha provando, há algum tempo, seu valor estratégico nas organizações brasileiras, coloca as empresas que investiram na sua implantação em outro patamar de amadurecimento, robustez e segurança, no que tange ao home office, na medida que garante a integridade, a eficiência e a conformidade desse formato de trabalho.
Aliás, esse modelo de negócio de home office, que, ao que tudo indica, está se tornando uma tendência irreversível e vem se mostrando uma ótima alternativa para otimização de custos, somente terá êxito se vier intrinsicamente acompanhado dos componentes do compliance.
Por tudo isso, a conclusão que se chega é que nunca foi tão urgente à sobrevivência das empresas a implantação de um programa de compliance.
*Executiva jurídica e Compliance OfficerProfissional responsável pelo gerenciamento do programa de compliance , ou de integridade . Este profissional supervisiona e gerencia situações de compliance dentro de uma organização , garantindo , por exemplo... na AeC Contact Center
Fonte: Diário do Comércio