Com o intuito de atrair mais parceiros e de gerar mais confiabilidade no mercado, o Flamengo está implementando seu programa de integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. e a criação do departamento de complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de.... Para viabilizá-lo, o clube contratou a empresa Maria Quitéria.
A primeira fase foi de “mapeamento de risco”, com entrevistas a vários funcionários. Na sequência, elaborou-se uma primeira versão de código de éticaDocumento com diretrizes que norteiam a postura e as atitudes dos colaboradores, baseados em atos considerados ideais ou moralmente corretos., que ainda será revisitada. Está na metade do processo, e a expectativa é de conclusão para daqui a dois meses.
– Assim como investimos no SAP ((processo de automação onde passa tudo, como compras e outros itens) e trouxemos uma Big Four (EY) para auditar o clube, nossa gestão vai dar mais uma passo pela transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal., profissionalização e legalidade. O mundo mudou, e o Flamengo mudou junto. Não adianta dizer que é a favor e não ter um processo que estimule o controle disso tudo: programa de integridade, estimulo à éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. e honestidade nos processos internos, legais e de gestão – afirmou Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo.
Com tal movimento, o Flamengo se adequa a uma nova regulamentação do Governo Federal, que baixou norma obrigando empresas interessadas a contratar qualquer poder público a terem um departamento de compliance (Lei nº 12.846).
Normas de conduta e ética estão sendo redigidas com base no mapa de riscos identificados. O Flamengo terá um comitêGrupo de pessoas escolhido para análisar assuntos específicos, podendo ser composto por membros externos da empresa; de ética e canal de denúncias. O clube entende que a implementação do compliance trará os seguintes benefícios:
- Melhoria da Reputação.
- Prevenção de Riscos Legais.
- Prevenção de Riscos Financeiros.
- Aumento da Produtividade.
- Competitividade no Mercado.
- Melhoria do Ambiente de Trabalho.
- Otimização de Processos.
- Cumprimento de Normas Regulatórias.
- Fomento do comportamento ético no ambiente de trabalho.
- Maior atratividade para atuais e novos parceiros investirem em patrocínio e exposição em nossas mídias e aprimoramento das regras de combate à corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de....
Assim que finalizar o processo de implementação do compliance, o Flamengocontratará uma pessoa especializada da área para tocar o departamento. O clube, porém, pretende aproveitar pessoas do atual quadro de funcionários para compor o comitê de ética, por exemplo.
O Flamengo entende também que o compliance dará uma maior reputação ao Flamengo, já que potenciais patrocinadores privilegiam clubes que têm esse tipo de departamento com o intuito de minimizar riscos de ocorrência de problemas internos.