A secretária de IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. Pública da Controladoria-Geral da União (CGUControladoria Geral da União (CGU): é um órgão federativo de controle interno que atua na defesa do patrimônio e na transparência das receitas, despesas e atividades da gestão pública. Nos...), Izabela Moreira Correa, e a ouvidora-geral da União da CGU, Ariana Frances de Souza, participaram, nesta terça-feira (07), da Semana do ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... e Integridade Caixa. O objetivo foi debater sobre a importância da integridade nas práticas corporativas.
Izabela Correa ressaltou a evolução da agenda de integridade na CGU. De acordo com a secretária, o combate à corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de... deve estar associado ao fortalecimento da defesa dos direitos humanos, da governança democrática, da transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal. e da participação ativa. Além disso, a secretária destacou a importância de abordar questões sensíveis, como o enfrentamento do assédio moralExposição a situações constrangedoras no ambiente de trabalho durante as atividades exercidas. Esse assédio geralmente é cometido por condutas negativas dos gestores e da alta administração da empresa em desfavor..., assédio sexual e a discriminaçãoFenômeno sociológico que consiste em separar uma pessoa do coletivo por condições diferentes da maioria, seja por raça, cor, credo, sexo ou orientação sexual., no ambiente de trabalho. “Isso não só beneficia os colaboradores, mas também fortalece a organização como um todo”, afirmou.
Na ocasião, a ouvidora-geral da União, Ariana Frances, destacou o “Guia Lilás”, ferramenta criada pela CGU com orientações para prevenção e tratamento ao assédio moralUm conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado. e sexual e à discriminação no governo federal. O documento apresenta essa parte conceitual e aponta formas que o poder público tem para combater essas práticas.
A ouvidora enfatizou a complexidade do tema assédio e discriminação no ambiente de trabalho. Ela observou que, ao contrário de denúncias de desvio de verba ou corrupção, o tema assédio envolve muitas subjetividades e uma carga emocional significativa.
“Quando se trata de uma denúnciaAto pelo qual alguém leva ao conhecimento dos responsáveis um fato contrário à lei, à ordem pública ou a algum regulamento, que seja e suscetível de punição ou correção.... de desvio de verba, uma manifestação clássica de corrupção, a carga emocional é menor. Já no caso dos assédios, existe uma delicadeza no assunto e no que ele representa para o denunciante, que pode estar inclusive em estado traumático. Isso exige da instituição um preparo anterior para receber um relato repleto de carga emocional e ser capaz de oferecer o acolhimento humanizado que a situação requer”, frisou Ariana Frances.
O evento foi transmitido ao vivo para os funcionários da Caixa Econômica Federal.
Publicada originalmente no site da Controladoria Geral da União