A C&A tem entre os seus desafios a visibilidade de notas fiscais emitidas contra ela. Neste sentido, a Arquivei, startup que entrega produtos e serviços para gestão e análise de documentos fiscais, ajudou nesse processo, garantindo um domínio completo no quesito complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de....
A parceria surgiu há cinco anos, quando a gigante do varejo percebeu que os desafios da área tributária nesse setor – devido à abrangência geográfica e à quantidade de estabelecimentos espalhados pelos estados brasileiros, onde há mudanças de legislação – poderiam ser fatores que impedissem um planejamento estratégico de qualidade. Em média, a C&A emite 100 mil notas fiscais de mercadorias por mês e de 6 a 7 mil notas de serviço. Logo, havia uma necessidade do grupo em recorrer às soluções práticas e automatizadas para não prejudicar o seu crescimento.
De acordo com o HeadProfissional que lidera uma área, um departamento ou um projeto. of Tax and Legal da marca varejista, Thiago Figo, a motivação em fechar o acordo com a Arquivei se deu para otimizar o controle desses documentos. “Muitas vezes os registros não chegavam ao nosso conhecimento, o que resultava em problemas de escrituração”, afirma. “Portanto, a colaboração com uma empresa especializada na gestão fiscal foi fundamental para solucionar essa dor que nós tínhamos de visualizar todo conteúdo que havia sido emitido contra o CNPJ da C&A”, completa.
Dentre esses conteúdos, estavam documentos que não geram uma obrigação de pagamento, que estão normalmente atrelados às remessas que ficam invisíveis na organização. Além disso, atualmente a Arquivei ajuda a rede de lojas de departamento na recuperação e ressarcimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na substituição tributária, que influencia diretamente na formulação de pedidos corretos para o Fisco.
Segundo Felipe Pinheiro, Gerente Fiscal da C&A Brasil, possibilidades como essa acontecem pela disponibilização de dados de forma estruturada. “Podemos usar essas informações de diversas maneiras, produzindo relatórios, estudos e levantamentos, por exemplo. Ou seja, cria-se uma cultura data driven, que promove um olhar que ultrapassa o operacional e vai para o analítico”, diz.
A co-CEO da Arquivei, Isis Abbud, ressalta que desde o início da parceria a varejista tinha como foco extrair insights da inteligência de dados. “Áreas como backoffice, financeiro e tax têm uma forte relação com informações corporativas. A partir do momento que conseguimos transformar esses setores com a automação de procedimentos, é possível pensar em estratégias que vão além da eliminação da burocracia, mentalidade que C&A sempre teve em alinhamento com a nossa”, explica.
Colaboração mútua entre as empresas
Rodrigo Gomes, Coordenador de CustomerCliente Success da Arquivei, destaca que as visões corporativas similares dos grupos podem ser vistas no dia a dia, com uma relação positiva e saudável. “Sempre foi uma interação próxima e aberta, fruto de uma construção conjunta. Temos uma série de históricos de visitas e reuniões, que colaboraram para a marca ser uma de nossas grandes parceiras e para o serviço que oferecemos hoje, por meio de feedbacks, comentários, sugestões e trocas”, detalha.
“Nosso relacionamento com a C&A é extremamente importante, porque é um cliente que só veio a somar desde o início do contrato e da nossa própria história. Trata-se de uma parceria bastante proveitosa para ambas as partes”, complementa Abbud.
Por conta dessa colaboração mútua, a expectativa é que o trabalho conjunto das empresas continue, de modo a impactar a maneira de se fazer negócios com os documentos fiscais. “O Brasil é um dos países mais burocráticos que existem, o que torna a atuação da Arquivei um diferencial por solucionar dores do setor, diminuir erros de operação e gerar oportunidades. A assertividade em relação à captura de notas fiscais ajuda o compliance em um objetivo primário e também o leva ao patamar da otimização de dados”, conclui Figo.
Originalmente publicado em TI inside