Quem nunca ouviu falar que a área de ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de..., ou mesmo as áreas de Governança no geral, são áreas de “polícia”?
É bem verdade que a área de Compliance e seus profissionais lidam com temas complexos e sensíveis, e muitas vezes é preciso sim implementar ações mais conservadoras, com a aplicação de políticas e regras, de treinamentos constantes e até mesmo de penalidades.
Porém, o seguinte fato é também verdade: quanto melhor nos comunicamos e transmitimos um conteúdo, mais engajamento geramos entre nossos funcionários e mais colaboração fomentamos entre as diversas áreas e a área de Compliance!
Que tal, então, utilizar a GAMIFICAÇÃO neste contexto?
Gamificação é a aplicação de elementos normalmente encontrados em jogos em contextos que não são relacionados a jogos, tal como o ambiente corporativo.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) de 2015 já apontava a gamificação como uma das tendências no contexto dos treinamentos. E quando associamos aos temas de Governança e Compliance vemos, em um recente estudo realizado pelas empresas Aliant e Protiviti[1], com mais de 50 empresas de diversos segmentos, que 77% dos profissionais entrevistados destacam como um dos desafios mais complexos na área de Compliance, a necessidade de inovar na disseminação de conteúdos e treinamentos.
Mas será que qualquer conteúdo, incluindo os de Governança e Compliance, podem ser transformados em uma atividade gamificada?
A resposta é sim! Porém, para construir uma atividade gamificada, é importante observar ao menos os seguintes passos:
- Conheça a cultura e os padrões de sua empresa, bem como identifique se as relações se dão normalmente em caráter mais formal ou informal;
- Determine o conteúdo a ser transmitido, bem como o público alvo, para então determinar o melhor modelo e abordagem da atividade;
- Desenhe as regras e objetivos;
- Determine uma métrica de sucesso a ser verificada após aplicação da atividade;
- Nomeie ao menos um facilitador(a), que será responsável principalmente por conduzir e dar foco e dinamismo à atividade;
- E que comecem os jogos!
- Ao final, é essencial que seja realizado um momento de reflexão e internalização do conteúdo.
Além disso, uma atividade gamificada deve conter alguns elementos mínimos (não necessariamente todos):
- Mecânicas: tais como a própria narrativa/contexto em que será aplicada a atividade
- Dinâmicas: tais como aleatoriedade, competição e recompensas
- Componentes: tais como pontuação, níveis, ranking e missões
A gamificação não precisa ser complexa ou difícil! É possível começar com pequenos quizes na rede social interna da empresa, ou mesmo um jogo mais completo de perguntas e respostas.
Mas afinal, por que a gamificação é um diferencial? Quais seriam os reais benefícios da aplicação da gamificação no dia a dia de nossas empresas, e especialmente na comunicação de temas de Governança e Compliance?
Dentre outros benefícios, a gamificação é capaz de:
- aumentar o engajamento e a motivação (segundo pesquisa da TalentLMS em 2019[2], 89% dos entrevistados disseram que se sentiam mais produtivos, e 83% dos entrevistados, mais motivados);
- despertar a criatividade;
- facilitar a comunicação e o aprendizado;
- tornar o ambiente de trabalho mais harmônico e leve (segundo a mesma pesquisa da TalentLMS, 88% dos entrevistados disseram que se sentiam mais felizes com gamificação no trabalho);
- permitir erros em um ambiente e em um contexto controlado;
- despertar diversas emoções ao ativar partes específicas do cérebro, o que contribui para a internalização do conteúdo e sua transformação em memórias de longo prazo;
- proporcionar interações interpessoais construtivas e incentivar o trabalho em equipe, especialmente necessários no contexto da nova realidade eletrônica, que tem limitado cada vez mais o contato humano.
Não há dúvidas de que é preciso reinventar a forma de aplicar os conteúdo de Governança e Compliance no dia a dia das empresas! Então vamos juntos!
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[1] 1ª Pesquisa Nacional sobre as Necessidades e Tendências do Compliance: Tendências em Compliance 2023
[2] TalentLMS é uma solução baseada em nuvem que facilita o aprendizado em organizações de todos os tamanhos. Com mais de 5.000 clientes e 4 milhões de usuários, suas funções incluem gerenciamento de cursos e gamificação. Em 2019, realizou a pesquisa “The 2019 Gamification at Work Survey” (www.talentlms.com/blog/gamification-survey-results)