O Capitalismo Consciente, que é um movimento global que visa conscientizar as lideranças corporativas de práticas empresariais que geram valor (não só financeiro) para todos os seus stakeholders. Como isso se encaixa na jornada de compliance?
O que é Capitalismo Consciente?
É a preocupação das organizações como seu papel em relação às pessoas, à sociedade e ao planeta, no sentido de mitigar seus impactos no mundo ao mesmo tempo que gera riqueza e bem-estar a todas as partes envolvidas naquele negócio
Os pilares do capitalismo consciente são propósito maior, cultura consciente, liderança consciente e orientação para stakeholders e todos unidos geram maior valor físico, intelectual, ecológicos, social, emocional, ético e financeiro a todos que se relacionam com a organização.
Como identificar empresas humanizadas?
Essa prática tem forte ligação com as chamadas Empresas Humanizada, denominação que recebem aquelas organizações que se dedicam e se empenham através não só de palavras, mas também de ações para entregarem a todos os seus stakeholders o mesmo grau ou nível de bem estar.
São instituições que tem seu estilo de negócio muito mais consciente, sustentável, inovador, humanizado e transformador. Em geral, são organizações de impacto e responsabilidade social não só para os clientes, mas também para com todos com os quais tem relacionamento: comunidade, fornecedores, funcionários, acionista etc.
São direcionadas muitas vezes por paixões e por um plano transformador da sociedade e não só a lucro e dinheiro. Importante destacar que denominação de empresas humanizadas cabe a organizações filantrópicas e sem fins lucrativos, como também a instituições que visam lucro.
Compliance, Empresas Humanizadas e Capitalismo Consciente
Assim como se empenhar em um plano transformador para sociedade é uma prática comum e importante nas Empresas Humanizadas, o valor de cultura ética capaz de transformar um grupo de pessoas é o alicerce de um programa de compliance.
Muitos acreditam que um programa de compliance versa exclusivamente sobre anticorrupção, mas estes estão profundamente enganados; um programa de compliance visa atender seus stakeholders quanto às suas expectativas, sejam elas de cumprimento de legislações que afetam a sociedade, o meio ambiente e os funcionários; sejam através de cuidados em relação os bens estar do planeta e/ou dos seus funcionários ou até mesmo garantindo que os acionistas e sócios receberão suas parcelas financeira em ordem.
Entenda melhor o que é compliance, clique aqui.