A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) lançou, na quinta-feira (17), o seu plano de capacitação para o Programa de IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. – que tem o objetivo de instituir uma cultura organizacional comprometida com a prevenção, detecção e remediação de fraudes e atos de corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de....
O lançamento ocorreu durante uma reunião on-line coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira Filho, com participação de servidores e convidados, como a subcontroladora de Governança e ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... da CGDF, Joyce de Oliveira.
Por meio do plano de capacitação, são oferecidos cursos na Escola de Governo (Egov), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e na Escola de Governo do GDF. “Vamos ampliar a formação do servidor e melhorar a qualidade da prestação do serviço ao cidadão”, destacou o secretário.
Atividades periódicas
O plano também prevê que os servidores busquem participar, periodicamente, de cursos voltados à área de integridade e éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral.. A escolha dos temas levou em consideração uma pesquisa sobre a preferência dos servidores.
O secretário-executivo da SDE, Bruno Wattanabe, lembrou que a qualificação é essencial para aprimorar a prestação do serviço que permita prevenir fraudes, bem com para melhorar ainda mais a qualidade do trabalho e o profissionalismo.
Por sua vez, o chefe de gabinete da SDE, Marcos Tadeu, destacou que, além de desenvolver competências exigidas pela secretaria, os servidores terão oportunidades de agregar conhecimentos, habilidades e atitudes que vão melhorar sua empregabilidade.
Plano 100 Dias
Previsto no Plano 100 Dias, lançado pelo secretário José Eduardo quando tomou posse no cargo, o Programa de Integridade terá duração inicial de seis meses. Após esse período, a ação será retomada pelo ComitêGrupo de pessoas escolhido para análisar assuntos específicos, podendo ser composto por membros externos da empresa; Interno de Governança Pública, ao qual caberá avaliar o número de servidores capacitados e os que tiveram os melhores desempenhos.
Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de Prevenção e combate à corrupção/Ética; Liderança, gestão e cultura/Inovação; Gestão e fiscalização de contratos/Licitação; Fiscalização de projetos e obras de engenharia; Português/Elaboração de textos oficiais e Negociação.
Para mais informações, consulte os portais abaixo.
* Com informações da SDE
Esta notícia foi publicada originalmente no Agência Brasília