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À medida que o fim do ano vai se aproximando, vem chegando também a importância de planejarmos as ações do departamento de Compliance para o novo ano.

A comum e crescente complexidade regulatória brasileira e as demandas sociais por uma cultura de conformidade robusta requerem das empresas uma preparação e um planejamento estratégico.

As organizações enfrentam uma variedade de regulamentações locais e internacionais, que variam de normas financeiras a legislações sobre proteção de dados e práticas anticorrupção. A cada ano espera-se que essa complexidade aumente ainda mais, tornando essencial que os departamentos de Compliance se adaptem e evoluam.

Por isso, nesse blog post vamos discutir as principais áreas e ações a serem consideradas nos planejamentos para departamentos de Compliance.

 

Avaliação de Riscos

Revisão dos Atuais Riscos

Realizar revisões regulares dos riscos já identificados é vital. Isso envolve a área de riscos, controles internos e de processos para identificar áreas vulneráveis e garantir que as medidas de mitigação estejam sendo eficazes.

Identificação de Novos Riscos

A identificação de novos riscos é sempre um passo importante e inicial de um programa de compliance. Temais cada vez mais atuais e que precisam estar no radar do time compliance são tecnologia, segurança da informação, sustentabilidade e ESG.

Importante lembrar que como um organismo vivo, as empresas ao se adaptarem às mudanças de mercado, podem se colocar frente a frente com novas situações de riscos.

 

Capacitação, Treinamento e Comunicação

Foco na Cultura de Ética e Integridade

Criar uma cultura que promova a ética e a integridade deve ser uma prioridade. Os treinamentos e as comunicações devem incluir discussões sobre dilemas éticos e a importância de reportar condutas inadequadas.

Programas de Treinamentos

As organizações devem implementar programas de treinamento contínuos, adaptados às necessidades específicas de cada setor e das regulamentações às quais está submetida. Tenha em mente a necessidade de ter um planejamento robusto para treinamentos de compliance, mas não crie algo engessado, ao longo do ano é provável que você tenha que encaixar novos treinamentos no seu programa.

Comunicações Internas

As organizações devem ter planejamento sobre as comunicações de compliance direcionadas às necessidades específicas de cada setor e cada público-alvo. Assim como no caso dos treinamentos, seu planejamento de comunicações deve ter margem de manobra para que sejam inseridos temas urgentes e necessários ao longo do ano.

 

Tecnologia e Ferramentas de Compliance

Investimento em Tecnologia

A tecnologia desempenha um papel fundamental na eficácia do Compliance. A adoção de soluções tecnológicas como inteligência artificial e automação será essencial para otimizar processos e monitorar conformidade das organizações.

Monitoramento e Análise de Dados

Utilizar ferramentas que possam analisar grandes volumes de dados em tempo real ajudará a identificar irregularidades, a gerar relatórios mais precisos e consequentemente corrigir os rumos éticos e legais da empresa.

Plataformas de Comunicação

Ferramentas que facilitem a comunicação interna sobre Compliance são fundamentais para encorajar a participação e garantir o engajamento dos colaboradores.

Canais de Denúncias

Canais de denúncia que utilizam inteligência artificial e automação facilitam a vida do departamento de Compliance, bem como tornam a experiência do usuário mais fácil e atrativa, além de garantirem anonimato.

 

Integração com Outras Áreas da Organização

Colaboração entre Departamentos

O departamento de Compliance não deve atuar de forma isolada. É crucial que os departamentos de uma organização colaborem entre si, para garantir uma abordagem integrada. É fundamental que o Departamento de Compliance atue em forte sintonia com áreas, como Riscos, Recursos Humanos, TI e Jurídico.

Parcerias Estratégicas

Nem sempre a empresa possui todos os skills necessários a condução de temas estratégicos, então estabelecer parcerias com consultorias e especialistas externos pode trazer insights valiosos e suporte na implementação de melhores práticas de compliance.

Foque em contratar parceiros para realizar trabalhos que demandam muito tempo ou então as quais seu time de Compliance não tenha toda a expertise para trabalhar.

 

Monitoramento e Avaliação de Desempenho

Métricas de Sucesso

Criar indicadores de desempenho (KPIs) que permitam medir a eficácia dos programas de Compliance e dahsboards que traduzam facilmente essa eficácia é fundamental para garantir para toda à organização que o programa de compliance está indo bem e gerando retorno positivo.

São exemplos de KPIs: a taxa de denúncias recebidas e resolvidas, a porcentagem de funcionários que completaram treinamentos, etc.

 

Conclusão

O planejamento para o departamento de Compliance deve ser abrangente e proativo. Ao focar na identificação de riscos, capacitação, tecnologia, colaboração e avaliação de desempenho, as organizações estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios futuros. A construção de uma cultura de ética e integridade sólida não apenas protege a empresa contra riscos legais, mas também fortalece sua reputação e sustentabilidade a longo prazo.

Preparar-se para o futuro do Compliance é um investimento essencial que traz benefícios não apenas para a conformidade regulatória, mas também para a própria integridade e sucesso da organização.