À medida que o fim do ano vai se aproximando, vem chegando também a importância de planejarmos as ações do departamento de ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... para o novo ano.
A comum e crescente complexidade regulatória brasileira e as demandas sociais por uma cultura de conformidade robusta requerem das empresas uma preparação e um planejamento estratégico.
As organizações enfrentam uma variedade de regulamentações locais e internacionais, que variam de normas financeiras a legislações sobre proteção de dados e práticas anticorrupção. A cada ano espera-se que essa complexidade aumente ainda mais, tornando essencial que os departamentos de Compliance se adaptem e evoluam.
Por isso, nesse blog post vamos discutir as principais áreas e ações a serem consideradas nos planejamentos para departamentos de Compliance.
Avaliação de RiscosAvaliar a probabilidade e a severidade do dano. Probalidade x Impacto. Normalmente são avaliados em: baixo, médio, alto.
Revisão dos Atuais Riscos
Realizar revisões regulares dos riscos já identificados é vital. Isso envolve a área de riscos, controles internosé um processo desenvolvido para proporcionar segurança razoável às operações, divulgação e conformidade. As atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir... e de processos para identificar áreas vulneráveis e garantir que as medidas de mitigação estejam sendo eficazes.
Identificação de Novos Riscos
A identificação de novos riscos é sempre um passo importante e inicial de um programa de complianceNo Brasil também conhecido como "programa de conformidade” ou "programa de integridade" , é o modelo para estruturação e aplicação de ações dentro de uma organização visando o cumprimento das.... Temais cada vez mais atuais e que precisam estar no radar do time compliance são tecnologia, segurança da informação, sustentabilidade e ESGESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de....
Importante lembrar que como um organismo vivo, as empresas ao se adaptarem às mudanças de mercado, podem se colocar frente a frente com novas situações de riscos.
Capacitação, Treinamento e Comunicação
Foco na Cultura de ÉticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. e IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões.
Criar uma cultura que promova a ética e a integridade deve ser uma prioridade. Os treinamentos e as comunicações devem incluir discussões sobre dilemas éticos e a importância de reportar condutas inadequadas.
Programas de Treinamentos
As organizações devem implementar programas de treinamento contínuos, adaptados às necessidades específicas de cada setor e das regulamentações às quais está submetida. Tenha em mente a necessidade de ter um planejamento robusto para treinamentos de compliance, mas não crie algo engessado, ao longo do ano é provável que você tenha que encaixar novos treinamentos no seu programa.
Comunicações Internas
As organizações devem ter planejamento sobre as comunicações de compliance direcionadas às necessidades específicas de cada setor e cada público-alvo. Assim como no caso dos treinamentos, seu planejamento de comunicações deve ter margem de manobra para que sejam inseridos temas urgentes e necessários ao longo do ano.
Tecnologia e Ferramentas de Compliance
Investimento em Tecnologia
A tecnologia desempenha um papel fundamental na eficácia do Compliance. A adoção de soluções tecnológicas como inteligência artificial e automação será essencial para otimizar processos e monitorar conformidade das organizações.
Monitoramento e Análise de Dados
Utilizar ferramentas que possam analisar grandes volumes de dados em tempo real ajudará a identificar irregularidades, a gerar relatórios mais precisos e consequentemente corrigir os rumos éticos e legais da empresa.
Plataformas de Comunicação
Ferramentas que facilitem a comunicação interna sobre Compliance são fundamentais para encorajar a participação e garantir o engajamento dos colaboradores.
Canais de Denúncias
Canais de denúnciaAto pelo qual alguém leva ao conhecimento dos responsáveis um fato contrário à lei, à ordem pública ou a algum regulamento, que seja e suscetível de punição ou correção.... que utilizam inteligência artificial e automação facilitam a vida do departamento de Compliance, bem como tornam a experiência do usuário mais fácil e atrativa, além de garantirem anonimato.
Integração com Outras Áreas da Organização
Colaboração entre Departamentos
O departamento de Compliance não deve atuar de forma isolada. É crucial que os departamentos de uma organização colaborem entre si, para garantir uma abordagem integrada. É fundamental que o Departamento de Compliance atue em forte sintonia com áreas, como Riscos, Recursos Humanos, TI e Jurídico.
Parcerias Estratégicas
Nem sempre a empresa possui todos os skillsa capacidade de usar conhecimentos e habilidades de maneira eficaz e rápida na execução ou desempenho de alguma atividade. necessários a condução de temas estratégicos, então estabelecer parcerias com consultorias e especialistas externos pode trazer insights valiosos e suporte na implementação de melhores práticas de compliance.
Foque em contratar parceiros para realizar trabalhos que demandam muito tempo ou então as quais seu time de Compliance não tenha toda a expertise para trabalhar.
Monitoramento e Avaliação de Desempenho
Métricas de Sucesso
Criar indicadores de desempenho (KPIs) que permitam medir a eficácia dos programas de Compliance e dahsboards que traduzam facilmente essa eficácia é fundamental para garantir para toda à organização que o programa de compliance está indo bem e gerando retorno positivo.
São exemplos de KPIs: a taxa de denúncias recebidas e resolvidas, a porcentagem de funcionários que completaram treinamentos, etc.
Conclusão
O planejamento para o departamento de Compliance deve ser abrangente e proativo. Ao focar na identificação de riscos, capacitação, tecnologia, colaboração e avaliação de desempenho, as organizações estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios futuros. A construção de uma cultura de ética e integridade sólida não apenas protege a empresa contra riscos legais, mas também fortalece sua reputação e sustentabilidade a longo prazo.
Preparar-se para o futuro do Compliance é um investimento essencial que traz benefícios não apenas para a conformidade regulatóriaEstar em conformidade com as leis e diretrizes relevantes para o modelo de negócio e atuação da empresa, evitando punições como multas e restrições comerciais;, mas também para a própria integridade e sucesso da organização.