A Fundação Dom Cabral promoveu o Encontro do 3º Setor 2024, no Campus Aloysio Faria em Nova Lima (MG). O evento, que reuniu cerca de 200 participantes, incluiu organizações da sociedade civil (OSCs) dos programas BASIS e PILARIS da FDC, além de representantes do setor privado, professores e conselheiros.
A FDC tem dois programas voltados para a capacitação e gestão de organizações da sociedade civil (OSCs). O BASIS visa capacitar gestores de iniciativas sociais de pequeno porte e lideranças comunitárias, enquanto o PILARIS oferece suporte técnico intensivo para a gestão de organizações sociais. Originalmente uma reunião do PILARIS, o evento evoluiu para um importante hub de conexão e aprendizado sobre governança no terceiro setor.
O encontro, que ocorreu em 31 de julho, contou com painéis destacados sobre a importância da governança. No painel “A Governança como Instrumento do Desenvolvimento Institucional”, Giovanni Harvey (consultor de Estratégia e Políticas Públicas), Camila Stefanelli (coordenadora executiva da Plataforma Conjunta) e Jairo Laser Procianoy (professor da FDC) discutiram a necessidade de uma gestão clara e intencional para fortalecer a atuação das OSCs. Perguntas provocativas sobre propósito e conectividade foram levantadas por Camila Stefanelli, enquanto o professor da FDC Jairo, ressaltou a importância de investir tempo na gestão e na governança: “É preciso saber o propósito, ter clareza das ações para focar intencionalidade e ação do conselho em prol da OSC”.
O painel “Conselho como Elemento Importante na Sustentabilidade das OSCs” apresentou Carlos Henrique Lima (diretor do Instituto Reciclar), Victor Piana (diretor do A.C.Camargo) e Carlos Braga (professor da FDC), que compartilharam cases sobre a importância de conselheiros com conhecimento em gestão e não apenas em captação de recursos.
Os temas “Como a Governança da OSC Pode Ajudar no Relacionamento com o Setor Público” e “A Governança e a Estratégia na Geração de Valor das OSCs” foram abordados pelos professores Humberto Falcão Martins, Flávio Alcoforado, Glauter Januzzi e Maria Elisa Brandão. Estes painéis destacaram a importância de um conselho efetivo e estratégico para aprimorar o relacionamento com o setor público e privado.
Durante o evento, iniciou-se uma ação para revitalização de conselhos com um “match” entre executivos formados em governança pela FDC e OSCs participantes do PILARIS. Reuniões entre 8 OSCs e 15 possíveis conselheiros serão realizadas, e os selecionados receberão capacitação específica para atuar no terceiro setor.
Luiza Fagundes, gerente da Educação Social da FDC, destacou o sucesso de várias OSCs participantes do PILARIS, incluindo a AMR, Associação Santa Fé, Canto da Rua, ESPRO e Federação das Apaes de São Paulo, que obtiveram reconhecimentos significativos por suas contribuições e evolução na gestão.
O Encontro do 3º Setor 2024 destacou a relevância da governança para o desenvolvimento e sustentabilidade das OSCs, evidenciando a importância de uma gestão profissional e uma reputação institucional sólida para garantir a continuidade e o impacto positivo das organizações.
Ao contribui para fortalecer a capacidade dessas organizações, a atividade se alinha aos ODS, como por exemplo, os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Sobre a Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos que foi destacada no ranking de Educação Executiva 2024 do Financial Times, ocupando a 5ª posição em Programas Abertos e a 10ª em Programas Customizados. A escola utiliza a abordagem educacional UNI(CO), que foca em experiências consistentes e impactantes em Educação Executiva, Acadêmica e Social. Em 2023, cerca de 50 mil pessoas participaram de seus programas. A FDC equilibra inteligência e afetividade, rigor científico e aplicabilidade, além de desempenho e progresso social. Já o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim apoia jovens vulneráveis, empreendedores populares e organizações sociais. O portal Seja Relevante democratiza o acesso a conteúdos sobre carreira, gestão e negócios, promovendo o desenvolvimento sustentável da sociedade.