O conceito de integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. corporativa tem se tornado mais amplo, e para além do tema da corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de..., que segue importante, tem incluído questões relacionadas a sustentabilidade ambiental, proteção a direitos humanos, saúde mental e inteligência artificial, dizem participantes de um painel organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança CorporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e... (IBGC).
“Não faz sentido falar em integridade de forma restrita, não é só prevenção e combate à corrupção, as empresas têm uma função social mais ampla”, de acordo com o secretário de integridade privada da Controladoria-Geral da União(CGUControladoria Geral da União (CGU): é um órgão federativo de controle interno que atua na defesa do patrimônio e na transparência das receitas, despesas e atividades da gestão pública. Nos...), Marcelo Vianna, ao participar do painel sobre complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... e integridade corporativa.
Segundo ele, não passamos da fase de combate à corrupção, mas vemos mudanças de comportamento que refletem quais condutas são aceitáveis e quais não são. Ele destacou avanços em mecanismos governamentais, como a Lei anticorrupçãoLei nº 12.846 / 2013): Conhecida como a Lei Anticorrupção e , no exterior , como The Clean Company Act ( Lei da Empresa Limpa ) promulgada em 1º de agosto..., que atenua penalidades para companhias que possuem planos de compliance, e o programa pró-ética, sob o qual as empresas apresentam seus programas de integridade e recebem reconhecimento público.
O diretor de compliance da BRF e gerente de projetos da força-tarefa de compliance e integridade do B-20, que conecta a comunidade empresarial aos governos do G-20, Reynaldo Goto, disse que temos um sistema severo de corrupção no Brasil por que as desigualdades no país são grandes. “Temos uma longa trajetória no combate à corrupção, mas tivemos uma série de avanços”, diz.
Segundo ele, programas de compliance tomaram corpo na última década, em modelos fáceis de implementar na empresa e que trazem resultados, como a implementação de canais de denúnciaAto pelo qual alguém leva ao conhecimento dos responsáveis um fato contrário à lei, à ordem pública ou a algum regulamento, que seja e suscetível de punição ou correção..... Ele disse que denúncias relacionadas a práticas ambientais e assédio no trabalho, por exemplo, têm sido sugadas por canais inicialmente previstos para a corrupção, mostrando como o conceito de integridade está amplo.
Práticas ESG
Goto ressaltou que o B-20 tem focado em ampliar a agenda de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESGESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de..., na sigla em inglês) para além da corrupção, com o foco no Brasil para o combate ao desmatamento e garimpo ilegal. Outra frente de trabalho inclui a preocupação com a saúde mental e combate ao assédio moralExposição a situações constrangedoras no ambiente de trabalho durante as atividades exercidas. Esse assédio geralmente é cometido por condutas negativas dos gestores e da alta administração da empresa em desfavor... e sexual, e a responsabilidade de executivos na adoção de tecnologias como a inteligência artificial, com cuidados ante os limites éticos.
Além disso, os conselhos de administração das empresas têm assumido seu dever de diligência dos processos, e os comitês estão melhor estruturados, afirmou Goto. “Vemos maior profissionalização e responsabilização de conselheiros, o que melhora a governança.” Ele disse ainda que a legislação brasileira tem seguido preceitos internacionais, ainda que possamos discutir sua efetividade.
Com relação a formas de aprimorar os planos de integridade das empresas, Vianna disse que o maior desafio é como fazer mapeamento e gerenciamento de riscoQuantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito a perdas quanto aos ganhos, com relação aos acontecimentos planejados. É um desvio em relação ao esperado. É uma incerteza..., muitas vezes com recursos escassos. Segundo ele, a CGU busca fornecer às empresas transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal. e visibilidade, com critérios bem definidos do que espera dos planos de compliance e integridade.
Além disso, Vianna citou a importância da cooperação com outras autoridades como Conselho Administrativo de Defesa EconômicaConselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE): é a entidade responsável por regular a concorrência no Brasil, combater a formação de monopólios econômicos e analisar fusões e aquisições de empresas.... (Cade), Ministério Público Federal, Advocacia-Geral da União (AGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), para evitar a duplicidade de punições às empresas, para que elas não paguem duas vezes pela mesma ação.
Por fim, Vianna disse que a prevenção faz pouca diferença sem a percepção de que empresas com práticas ilícitas estão sendo punidas e disse que, ao longo de dez anos, houve mais de 1,6 mil processos contra companhias e mais de R$ 1 bilhão de reais em multas.