Realizar treinamentos periódicos ao longo do ano é fundamental para manter os temas de complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... vivos, fortalecendo a cultura éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. e de conformidade nas organizações. Essas práticas têm o poder de reforçar para os colaboradores as condutas esperadas e as não toleradas pela empresa.
Aqui estão algumas dicas que, se seguidas, transformarão o seu treinamento de compliance em uma experiência infalível:
1. Escolha de Tema Significativo:
Selecione um tema relevante para o seu treinamento. Realize pesquisas internas para descobrir os assuntos de maior interesse para o seu público.
2. Planejamento de Dia, Hora e Local:
Escolha cuidadosamente o dia, a hora e o local do treinamento para atingir o maior número de colaboradores. Considere a possibilidade de realizar o treinamento em dias e turnos diferentes.
3. Segmentação do Público-alvo:
Divida os treinamentos com base nos temas a serem comunicados e funções do público-alvo, proporcionando uma abordagem mais personalizada.
4. Adaptação da Linguagem:
Utilize a linguagem mais adequada aos participantes, ajustando-se ao perfil de cada turma.
5. Eficiência Temporal:
Seja direto e pragmático durante o treinamento, evitando prolongamentos desnecessários. Comece no horário programado e, se necessário, tenha um roteiro estruturado para não passar da duração prevista.
6. Utilização de Apresentações:
Apresentações visuais podem ser aliadas valiosas, auxiliando na roteirização e facilitando a compreensão do conteúdo.
7. Divulgação Antecipada:
Antecipe a divulgação do treinamento para permitir que as pessoas se programem para participar. Arquive todas as divulgações para comprovações futuras.
8. Confirmação de Presença Opcional:
A menos que haja limitações de espaço, não é necessário confirmar presença.
9. Documentação para Futuras Comprovações:
Grave o treinamento online e tire fotos em treinamentos presenciais para comprovações futuras. Arquive também a apresentação.
10. Lista de Presença:
Circule uma lista de presença entre os participantes para registro efetivo da presença de cada um.
11. Emissão de Certificados:
Entregue certificados ao final do treinamento, em especial para colaboradores operacionais e parceiros externos, isso demonstra um reconhecimento valioso da participação das pessoas.
12. Avaliação pós-treinamento:
Realize pesquisas de satisfação ou testes para avaliar a eficácia do treinamento, ajustar futuras abordagens e conhecer a aderência do público.
13. Incentivo com Brindes Atrativos:
Ofereça recompensas interessantes aos participantes como reconhecimento pela presença. Lembre-se, brindes interessantes e atrativos!
14. Engajamento da Alta Administração:
Inicie o treinamento com uma mensagem da alta administração para reforçar o compromisso integral da empresa com os temas de Compliance.
15. Apoio da Média Gerência:
Reforce o envolvimento e exemplo dos gestores, destacando sua responsabilidade na divulgação e na presença no treinamento.
16. Treinamento para Terceiros:
Convite a stakeholdersPessoas ou grupos de pessoas com algum grau de envolvimento ou interesse em uma organização ou entidade, tais como empregados, clientes, fornecedores ou cidadãos que podem ser afetados por determinada... externos reforça a importância da conformidade em toda a cadeia de valor.
17. Palestrantes Especializados:
Conte com profissionais especializados para ministrar treinamentos, assegurando qualidade e expertise.
Conte com a equipe CompliancePME
18. Abordagens Inovadoras:
Invista em treinamentos gamificados, stand-up, teatros, proporcionando experiências diferenciadas.
19. Participação Ativa da Audiência:
Incentive a interatividade e participação da audiência para tornar o treinamento mais dinâmico e atrativo.
20. Retomada de Lições Aprendidas:
Aborde lições aprendidas na empresa para destacar a evolução do compliance, sem citar pessoas específicas.
21. Divulgação do Canal de Denúncias:
Nunca é demais divulgar o canal de denúncias da empresa como parte integrante do treinamento.
E aí, já está pronto(a) para realizar seu treinamento infalível? Lembre-se: sempre que precisar conte com o time da CompliancePME. Chama a gente aqui no WhatsApp!