O Ministério da Fazenda lançou nesta 3ª feira (3.out.2023) o “Faz IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões.”, programa interno com uma série de ações voltadas aos funcionários do ministério. A iniciativa propõe medidas de combate a estes pontos:
- riscoQuantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito a perdas quanto aos ganhos, com relação aos acontecimentos planejados. É um desvio em relação ao esperado. É uma incerteza... de fraudeDesvio de comportamento com a intenção de enganar terceiros e adquirir vantagens ilícitas, seja em relações pessoais ou comerciais. e corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de...;
- risco de desvio de função e de finalidade;
- risco de conflito de interessesÉ um conjunto de condições nas quais o julgamento de um profissional a respeito de um interesse primário tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário.;
- risco de disseminação indevida com informações;
- risco de desvio ético ou de conduta;
- risco de preconceito; e
- risco de assédio moralExposição a situações constrangedoras no ambiente de trabalho durante as atividades exercidas. Esse assédio geralmente é cometido por condutas negativas dos gestores e da alta administração da empresa em desfavor... e sexual.
O ministro Fernando Haddad esteve à frente da cerimônia realizada com funcionários da Fazenda, na sede do ministério. “Esse plano de integridade terá inclusive esse papel de mostrar para a sociedade que tudo é acompanhado com o maior rigor, maior transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal., maior zelo”, disse durante o lançamento.
Haddad também voltou a criticar a administração anterior, do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. “Tem sido muito prazeroso, apesar dos esforços que estamos fazendo, que não são pequenos, para colocar ordem nessa bagunça que nós herdamos”, declarou.
O programa lista entre as prioridades:
- prevenir;
- acolher;
- incluir;
- apoiar;
- ecoar;
- negar;
- unificar;
- proteger;
- diversificar;
- transparecer.
Além de Haddad, participaram da cerimônia de lançamento:
- secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan;
- subsecretária de Orçamento e Administração, Juliana Pinheiro de Melo;
- chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Dany Andrey Secco.
Publicada originalmente no site Poder360