Por Veridiana Cavalheiro
Um Sistema de Controle Interno (SCI), muito conhecido como Controle e Governança CorporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e..., tem um papel fundamental na orientação e fortalecimento da governança corporativa dentro de uma organização. O SCI nada mais é do que um conjunto de políticas, práticas e procedimentos estabelecidos a fim de garantir que as operações de uma empresa sejam conduzidas da forma mais eficiente e transparente possível, sempre dentro da conformidade das leis e regulamentos aplicáveis.
Ao meu ver, a implementação de um SCI é uma das principais etapas quando falamos de governança corporativa. Um SCI bem projetado, inclui a definição de papéis e responsabilidades claras dentro da empresa, com a possível adição de criação e comitêGrupo de pessoas escolhido para análisar assuntos específicos, podendo ser composto por membros externos da empresa; de éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral., que tem a responsabilidade de monitorar e orientar as práticas de governança.
A implementação do sistema também auxilia na identificação de riscos internos e externos que possam afetar a organização, assim, estabelecem-se mecanismos para avaliar e diminuir riscos, auxiliando nas tomadas de decisões e na gestão eficaz. A adoção do SCI implica em adquirir políticas e procedimentos para garantir a transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal. nas operações da empresa, como divulgação de informações financeiras e não financeiras relevantes, mecanismos de denúnciaAto pelo qual alguém leva ao conhecimento dos responsáveis um fato contrário à lei, à ordem pública ou a algum regulamento, que seja e suscetível de punição ou correção.... de irregularidades e a realização de auditorias internas e externas independentes. Nesse sentido, a transparência fortalece a confiança dos stakeholdersPessoas ou grupos de pessoas com algum grau de envolvimento ou interesse em uma organização ou entidade, tais como empregados, clientes, fornecedores ou cidadãos que podem ser afetados por determinada... na organização e ajuda a garantir a prestação de contas dos gestores.
Quando utilizamos um SCI eficaz, alcançamos controles internosé um processo desenvolvido para proporcionar segurança razoável às operações, divulgação e conformidade. As atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir... sólidos que garantem a conformidade com as políticas e regulamentos já determinados. Tais melhorias afetam os processos e controles internos, consequentemente aumentando a eficiência operacional, reduzindo riscoQuantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito a perdas quanto aos ganhos, com relação aos acontecimentos planejados. É um desvio em relação ao esperado. É uma incerteza... de fraudes e erros, promovendo confiabilidade.
Além de tudo, a governança corporativa está diretamente ligada à adoção de valorescrenças julgadas corretas em relação a interações com outras pessoas ou empresas. éticos e promoção de uma cultura organizacional saudável, auxiliando na conduta e criação de programas e treinamentos de conscientização, tudo isso porque incentiva os colaboradores a agirem de acordo com os princípios éticosTrata-se de uma regra que serve como guia para definir a conduta, que é considerada válida ou boa. As pessoas têm diferentes princípios éticos, pois estão ligados à consciência de... estabelecidos pela empresa.
Por fim, podemos afirmar que a implementação de um SCI fornece uma estrutura abrangente para a governança corporativa, a fim de ajudar a estabelecer estruturas, identificar e mitigar os riscos, trazer transparência e fortalecer os processos e controles internos. Não à toa, esses elementos combinados orientam maravilhosamente a governança corporativa e contribuem para uma gestão eficaz e sustentável da empresa.
Veridiana Cavalheiro, CEOChief Executive Officer (CEO): O Chefe Executivo da empresa, conhecido também como Diretor Executivo, Diretor Geral e Diretor Presidente ou Presidente. do Agidesk.
Publicada originalmente no site TI Inside