Oficina: Como criar uma política de Brindes e Presentes para sua empresa
Com Nathália Göpfert
[vc_row][vc_column]
Com Nathália Göpfert
Com Nathália Göpfert e Juliano Guimarães / upLexis
O processo da análise de riscos de compliance é reconhecido como um dos requisitos essenciais de um Programa de Compliance efetivo. A importância da análise de riscos se mostra quando verificamos que está prevista em diversos atos normativos que tratam da matéria: como o FCPA, o UKBA e, no Brasil, o Decreto 8.420/15 regulamentou a Lei Anticorrupção Brasileira.
A análise de risco deve sempre estar de acordo com as necessidades da organização. Assim como não há um indivíduo idêntico em todos os sentidos a outro, não há duas organizações idênticas. Duas organizações muito semelhantes até poderiam ter Programas de Integridade semelhantes, contudo jamais seriam idênticos ou completamente replicáveis.
As contratações públicas tem características específicas. Entendê-las e preparar-se adequadamente para as licitações, possibilita evitar riscos e contratar com maior segurança e efetividade.
Por que a reputação da sua empresa é tão importante? O que pode afetá-la negativamente e o que fazer para preservá-la? Não perca esse vídeo aula da Prof. Morgana Casagrande.
Você sabe o que significa compliance? Nenhuma empresa ou organização que pretende existir nos próximos anos, não pode ignorar esse assunto. Veja neste vídeo, como sua empresa se encaixa nesta obrigação de comportamento.
Compliance, definitivamente, não é algo exclusivo para grandes empresas. Estar em compliance é uma obrigação de comportamento para empresas de todos os portes. Neste vídeo, vamos falar sobre compliance para PMEs.
Veja um pouco sobre os pilares tradicionais de compliance, como suporte da alta administração e avaliação de risco. A quantidade e os pilares podem variar de acordo com a fonte de conhecimento. Veja o vídeo e saiba mais.
O código de ética deve se preocupar principalmente em estabelecer orientações de comportamento para os funcionários de uma empresa. O mais importante na elaboração de um código de ética, principalmente para um PME, é a efetividade, que pode ser alcançada com a observância de alguns elementos essenciais.
A Lei nº 12.846/2013 é um marco no combate à corrupção. A partir da sua publicação as pessoas jurídicas passam a poder ser responsabilizadas, objetivamente pela prática de atos contra a administração pública. Ou seja, um PME poderá ser responsabilizado com a simples prática da conduta lesiva, sendo desnecessário analisar o seu elemento subjetivo (dolo ou culpa).
Uma empresa (uma PME por exemplo) pode ser responsabilizada na esfera administrativa e na esfera judicial. Na esfera administrativa cabe aplicação da pena de multa que poderá ser atenuada se comprovada a robustez do seu programa de integridade.
Você é um empresário, já pesquisou sobe o assunto, já entrevistou os funcionários, traduziu todas as informações em um texto conciso e agora precisa colocar em prática o código de ética. Saiba neste vídeo quais são os próximos passos.
Ao se falar em compliance para PMEs, cada empresa precisa adaptar essas diretrizes dentro de suas atividades. Veja uma abordagem de como aplicar isso em sua empresa.
Saiba o que é conflito de interesse e veja alguns exemplos de como isso pode prejudicar as atividades de uma empresa, especificamente as pequenas e médias empresas.
Por que se preocupar com terceiros? A responsabilidade objetiva é da pessoa jurídica e, para se configurar responsabilidade, basta haver o ato e o nexo de causalidade. Entenda mais sobre esse tema neste vídeo.
Superado o entendimento de que compliance é necessário para que pequenas e médias empresas sobrevivam e cresçam em um ambiente de negócios com grandes prestadores, como engajar a equipe para o mesmo rumo?
Você já faz um controle de resultados claros, bons retornos financeiros e adequada contabilização. Então por que precisa implementar controles e compliance sobre o tema? E quanto investir nisso?
Acompanhe neste vídeo o que é o canal de denúncias para uma pequena e média empresa, quais suas funções e como estruturar um canal eficaz.
Entenda o que é o comitê de ética, quem pode fazer parte e quais as atribuições desse grupo de pessoas.
O que é Governança Corporativa? Quais seus objetivos e benefícios? O que são “stakeholders”? Neste vídeo, Claudia Pitta, sócia-fundadora da Evolure e mentora do CompliancePME, traz uma explicação ampla sobre o tema.
A Governança Corporativa não é assunto apenas para grandes companhias de capital aberto. Ela também é relevante para PMEs. A diferença são os mecanismos de governança adequados para a realidade de cada empresa. Veja algumas dicas de governança de PMEs.
Ética é algo que não se fala tanto, mas na verdade é maior do que compliance. Trata-se de “fazer a coisa certa” na empresa. Nenhuma regra, nenhuma politica serão suficientes se você não tiver uma cultura de ética empresarial.
Você tem segurança que em todos os seus contratos não há nenhuma cláusula que viole a lei sob algum aspecto? E se mencionar sobre proprina? E se deveria ser precedido de licitação? Neste video vamos falar sobre compliance em contratos.
Neste vídeo com Ana Paula Chagas, saiba o que é Compliance Ambiental, qual sua importância e se realmente ele faz sentido para uma PME
Após abordarmos a importância do compliance ambiental no vídeo 1, entenda agora os aspectos relacionados ao licenciamento ambiental
No último vídeo com Ana Paula Chagas sobre compliance ambiental, acompanhe um assunto muito frequente na mídia: a responsabilização ambiental