Por Eduardo Tardelli, CEOChief Executive Officer (CEO): O Chefe Executivo da empresa, conhecido também como Diretor Executivo, Diretor Geral e Diretor Presidente ou Presidente. da upLexis
De alguns anos para cá, discussões sobre a diversidade e inclusão dentro do ambiente corporativo têm se tornado cada vez mais presentes. Nesse sentido, a adoção de práticas como a de complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... antidiscriminatório vem crescendo.
Estudos como a Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão, da PWC, apontam que 76% das empresas têm dado prioridade à causa e investido na adoção de programas para a inclusão destes temas.
Em outras palavras, isso significa que estar em dia com práticas inclusivas dentro do seu quadro corporativo não é mais um diferencial e, sim, um pré-requisito muito importante no mercado. E aqueles que não estão acompanhando essa nova movimentação, estão ficando para trás.
Compliance antidiscriminatório
Mas como as empresas podem adotar práticas de compliance antidiscriminatório dentro do seu dia a dia? Bom, um primeiro passo seria investir em políticas afirmativas de contratação e inclusão dessas pessoas em posição de liderança e implementar um canal de denúncias que possa receber e encaminhar notificações sobre qualquer tipo de má conduta, seja assédio moralExposição a situações constrangedoras no ambiente de trabalho durante as atividades exercidas. Esse assédio geralmente é cometido por condutas negativas dos gestores e da alta administração da empresa em desfavor..., sexual, racismo ou outro tipo de discriminaçãoFenômeno sociológico que consiste em separar uma pessoa do coletivo por condições diferentes da maioria, seja por raça, cor, credo, sexo ou orientação sexual..
Também seria importante instituir – e fiscalizar – um código de condutaConjunto de normas para direcionar e disciplinar todos os colaboradores, estabelecendo os princípios culturais da empresa., ou seja, uma série de normas e princípios da empresa para que todos os colaboradores o sigam, incluindo tópicos que pregam a não tolerância à discriminação.
Além disso, é importante repassar essa mentalidade para todos os integrantes da equipe, desde a gestão até os colaboradores, afinal, o exemplo também precisa vir de cima. Se os membros da diretoria não fizerem a sua parte no combate à discriminação, dificilmente os colaboradores irão aderir ao novo cenário.
Práticas como estas são capazes de melhorar a qualidade de vida de vários colaboradores, além de enriquecer o dia a dia de toda a equipe. Aqueles que decidirem mergulhar neste mundo conseguirão evitar possíveis problemas legais relacionados a casos de discriminação e, ainda, colaborar para a transformação do ambiente corporativo de forma assertiva.
Publicada originalmente no site Startupi