Você provavelmente já se deparou com esses dois nomes, mas qual a diferença entre Canal de Denúncias e Ouvidoria? Essa pode ser uma dúvida recorrente, principalmente entre quem está começando no mundo do compliance.
Comunicação em Compliance
Ambas ferramentas são utilizadas como meios de comunicação entre aqueles que se relacionam com a empresa e a empresa em si, contudo os propósitos e composição são distintos. Se quiser saber mais sobre Programas de Compliance, com um todo, clique aqui e confira um artigo especial sobre isso.
Canal de Denúncias
Um canal de denúncias é uma ferramenta do departamento de compliance que visa recolher relatos e denúncias sobre situações de não conformidade legal, de embate a cultura ética e de integridade da empresa. Ele visa trabalhar assuntos relacionados ao Programa de Compliance da organização.
Apesar de ser direcionado a uma atuação bem específica, quando o canal de denúncias goza da confiança das pessoas e é amplamente divulgado como orientam as melhores práticas, é comum que ele seja usado para outros fins como, por exemplo, para envio de currículos, registro de reclamações etc.
A Ouvidoria
Já a ouvidoria é um órgão, o que comumente chamamos de ouvidoria é na verdade, o canal de ouvidoria, que recolhe sugestões, reclamações e elogios relacionados à empresa e aos funcionários e que visa solucionar conflitos, orientar quem busca ajuda, sempre com foco na imparcialidade.