A partir de agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa a contar com um Programa de IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. calcado em quatro eixos: comprometimento da alta administração, gestão de riscos, definição de unidades responsáveis por sua execução e monitoramento. O programa foi apresentado e entregue ao presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin, em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (22).
O programa consolida diversas iniciativas já em andamento no tribunal e sugestões apresentadas pelo ComitêGrupo de pessoas escolhido para análisar assuntos específicos, podendo ser composto por membros externos da empresa; de Integridade do TSE, com princípios, diretrizes e instrumentos para sua execução. O ministro Edson Fachin afirmou que o programa representa a sedimentação de uma cultura de integridade e do exercício da éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral., da legalidade e da democracia. “São sinais evidentes do compromisso da Corte Eleitoral com a integridade e com as melhores práticas de gestão em todas as suas dimensões”, ressaltou.
Apresentação
Ao apresentar o programa, a secretária de AuditoriaÉ um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. O seu objetivo principal é examinar se elas estão de acordo com o que foi planejado... do TSE, juíza Clara Mota, afirmou que se trata do coroamento do trabalho de uma instituição que acredita na importância da auditoria e dos processos de prevenção, correção e monitoramento. “O programa espelha a política da Corte Eleitoral, coloca o Tribunal na vanguarda da cultura da integridade e respalda, cada vez mais, a sua sólida reputação”, afirmou Clara.
Para o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, o programa faz parte de um processo contínuo de aprendizagem, tendo à frente uma auditoria atuante, independente, técnica e consciente de suas responsabilidades.
Já a secretária-geral da Presidência do TSE, Christine Peter, enfatizou que a política de integridade estabelece parâmetros para que as regras sejam cumpridas da melhor forma possível e consolida o TSE como referência ética.
Ao encerrar a cerimônia de apresentação, o ministro Edson Fachin enalteceu o trabalho desenvolvido pelos servidores do Tribunal e ressaltou que a dimensão da integridade reforça a cultura institucional da Justiça Eleitoral brasileira.
Programa
Um programa de integridade é um conjunto de ações selecionadas, com indicação de procedimentos, atribuições de responsabilidades e prazos para implementação, com vistas a administrar as vulnerabilidades à integridade da organização. Para tanto, ele conta com a participação ativa do setor de auditoria, atividade independente responsável pela avaliação da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internosé um processo desenvolvido para proporcionar segurança razoável às operações, divulgação e conformidade. As atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir..., de integridade e de governança.
Originalmente publicado no Portal do TSE