Com a presença do presidente Sérgio Coelho e do CEOChief Executive Officer (CEO): O Chefe Executivo da empresa, conhecido também como Diretor Executivo, Diretor Geral e Diretor Presidente ou Presidente. Bruno Muzzi, o Atlético-MG lançou o sistema de complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... e gestão, denominado ÉTICO (ÉticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral., IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. e Compliance), em evento na sede administrativa do clube.
O programa reúne regras e conformidades de gestão e atuação de todas as áreas do clube, integrando também o conselho deliberativo, o Instituto Galo, a Arena MRV (futuro estádio) e até mesmo a torcida. São três etapas, com oito processos de gerência.
– Uma cultura ética é imprescindível para a transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal., valor inegociável do Galo, Instituto Galo e Arena MRV. Por isso, cumprir as normas legais e regulamentares que envolvem o Clube é um dever de todos os que, de alguma maneira, nos representam. Os conselheiros do Clube, funcionários, fornecedores, parceiros, patrocinadores e torcedores devem atuar de acordo com os valorescrenças julgadas corretas em relação a interações com outras pessoas ou empresas. e ideais do Atlético.
“Internamente, a Área de Compliance é a guardiã destes valores e ideais, trabalhando disseminando-os e, também, atuando para buscar evitar que ocorra qualquer tipo de desvio ou inconformidade”.
Além disso, são quatro pilares na implantação do ÉTICO: apoio da alta administração e recursos de compliance, código de condutaConjunto de normas para direcionar e disciplinar todos os colaboradores, estabelecendo os princípios culturais da empresa. e políticas, treinamento e comunicação, canal de denúncias e investigação.
No caso do primeiro pilar, há o Departamento de Compliance e Integridade Corporativa, com o conselho de ética e disciplina, e comitêGrupo de pessoas escolhido para análisar assuntos específicos, podendo ser composto por membros externos da empresa; de integridade, o qual é formado pelos seguintes elementos:
Compliance OfficerProfissional responsável pelo gerenciamento do programa de compliance , ou de integridade . Este profissional supervisiona e gerencia situações de compliance dentro de uma organização , garantindo , por exemplo... – Fernando Monfardini
Diretor Financeiro – Thiago Maia
Diretor Jurídico – Luiz Fernando Pimenta Ribeiro
Conselheiro – Jarbas Soares
Conselheiro – Jorge Salum
Originalmente publicado no GE