A Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançou nesta quarta-feira, 16, o ciclo 2022 do Programa de IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. & ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... em evento realizado no teatro Pedro Ivo com os pontos focais de órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. A primeira ação é a abertura de um formulário aos servidores públicos para identificar os chamados riscos de integridade, situações internas que favorecem a ocorrência de irregularidades, incluindo fraudes e corrupçãoEtimologicamente, o termo corrupção surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. É o ato ou efeito de....
“É muito importante que os servidores colaborem e falem sobre as circunstâncias que presenciam no dia-a-dia do trabalho para que possamos fortalecer princípios e condutas que priorizem o interesse público sobre os interesses privados. O formulário é totalmente anônimo e ficará sob sigilo”, reforça o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva.
O formulário está disponível aos servidors no portal da CGE (www.cge.sc.gov.br). O diretor de Integridade e Compliance da CGE, Carlos Petiz Junior, explica que as informações recebidas vão gerar mapas prévios de riscos que serão enviados em abril para os gestores dos órgãos e entidades. O objetivo é que esses mapas subsidiem a implantação de planos de integridade e compliance específicos para cada órgão. O desenvolvimento destes planos está previsto pela Lei nº 17.715/2019, mas neste ciclo a adesão será voluntária.
“Os gestores dos órgãos serão convidados a aderir ao ciclo 2022 do Programa de Integridade & Compliance e elaborar seus próprios planos de integridade, instrumentos que reúnem mecanismos e procedimentos internos para reduzir riscos de práticas ilícitas. É um mecanismo importante de prevenção”, reforça Petiz Junior.
Além dos formulários, a equipe da CGE vai analisar os relatórios da plataforma e-Prevenção. Disponibilizada em 2021 pela Ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de DinheiroÉ uma expressão utilizada popularmente para fazer referência às pessoas (ou empresas) que usam meios falsos para justificar o ganho de recursos ilícitos. (ENCCLA), ela gerou diagnósticos do nível de vulnerabilidade dos órgãos públicos de todo o País em relação à corrupção. No Poder Executivo estadual, 98% dos órgãos responderam ao questionário.
Cronograma
O Programa de Integridade & Compliance terá três fases. A primeira, de fevereiro a abril, é a etapa de identificação dos riscos, com coleta de dados, análise e elaboração dos mapas. A segunda fase, de maio a agosto, é a de elaboração dos planos de integridade nos órgãos e entidades que aderiram ao programa. Na última etapa, de setembro a dezembro, a diretoria de Integridade e Compliance vai promover a construção do código de éticaDocumento com diretrizes que norteiam a postura e as atitudes dos colaboradores, baseados em atos considerados ideais ou moralmente corretos. do Governo do Estado de Santa Catarina e de códigos de conduta específicos para cada órgão e entidade.
Originalmente publicada no portal do Governo de Santa Catarina