A estratégia de implementação de uma política de ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... em empresas sociais mostra-se fundamental para o destaque de algumas organizações deste segmento perante a sociedade e diante de doadores e órgãos fiscalizadores. Uma organização do terceiro setor deve nascer em conformidade com os mais altos padrões éticos e de transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal..
Para viabilizar e preservar a missão, visão e os valorescrenças julgadas corretas em relação a interações com outras pessoas ou empresas., orientando e servindo como referência a todos os colaboradores e prestadores de serviços, é mandatório a organização social contemplar os mais elevados padrões de honestidade e de integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões.. Faz-se necessário que todas as instituições do Terceiro Setor sejam conduzidas por códigos internos de conduta e éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral., sempre acompanhados de treinamento constante.
É o caso da Pro Criança Cardíaca que, além de oferecer o melhor da medicina para a criança, atendimento orientado por padrões rigorosos de qualidade e cuidar de crianças e adolescentes cardiopatas de uma forma multidisciplinar, trabalha para ser referência no cumprimento das normas e diretrizes de compliance e ganhar cada vez mais a confiança dos parceiros que mantêm a instituição em atividade.
A reestruturação dos seus processos internos, com práticas diversas, entre elas a Gestão Humanizada, conta ainda com a consultoria contratada de uma rede global de serviços corporativos, com mais de 36 mil colaboradores, atuando em 146 territórios, para um planejamento financeiro de médio e longo prazo, sem deixar de lado a mentalidade social permanente. O funcionamento da Pro Criança se equipara ao funcionamento de uma grande empresa de capital aberto. A Pro Criança Cardíaca acompanha as altas exigências e normas estabelecidas para empresas privadas. Nossos acionistas são os nossos apoiadores.
O objetivo é se fortalecer constantemente, sem perder o foco na sustentabilidade, bem como reforçar a excelência através da formalização dos conceitos organizacionais que levaram, por exemplo, a instituição a ser umas das Melhores Ongs do Brasil nos anos de 2019 e 2020 e ser certificada pelo Selo Doar A+ em 2020.
São esses padrões que ajudam na decisão dos doadores, financiadores e apoiadores e reforçam a importância da transparência.
Recentemente, a Pro Criança recebeu o selo de Parceiro/Eu APOIO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, que existe para transformar o jeito de fazer investimentos e negócios no Brasil, multiplicando os pilares que levam a uma gestão mais humana, mais ética e mais sustentável e com o objetivo de diminuir as desigualdades, além de fazer parte, ainda, de um seleto grupo de empresas que integram o Instituto Brasileiro de Governança CorporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e....
*Mitzy Cremona Conde, advogada e diretora executiva da Pro Criança Cardíaca e mediadora do 1.º Congresso de Compliance para Pequenas e Médias Empresas
Esta notícia foi publicada originalmente no Estadão e aqui com autorização da autora.